3 de fevereiro de 2014

Estágio final, tempos de (re) pensar as minhas práticas: reinícios

Fim de semestre. 

Para nós, profes e alun@s do curso normal, momentos de reflexão mais intensa sobre nossas práticas. Momentos de rever o que foi construído... Planejar, (re) planejar...

Digo isso, pois 31 alun@s da turma 41 A e 8 da Etapa IV vão para o estágio final, nos anos inciais.

Serão 65 (para o quarto ano) ou 100 (para a etapa) dias de aulas...

Um grande desafio.

Uma imersão no cotidiano das escolas, com todas as contradições inerentes a esse espaço de construção de saberes - afetivos, sociais, cognitivos...

Um importante momento de avaliação do que   desenvolvemos nas  aulas no Curso Normal, especialmente, nas disciplinas de didática.

(Parei, aqui, no dia 20 de julho de 2013!)

*** *** *** *** ***
(Continuo, hoje,  dia 03 de fevereiro de 2014!)

Quase início de ano letivo!

*** *** *** *** ***

Antes de tudo um aviso: 

Sim, no estágio final de 2013, assisti a  muitas aulas lindas, cheias de entusiasmo, de criatividade... 

O que me dá esperança! E alegria! :-)

*** *** *** *** *** 

E daqui para frente falo no singular (sobre minhas práticas como professora de didática da linguagem).

É inevitável, quando nas visitas do estágio supervisionado, rever as contribuições que fiz para que as aulas sejam menos instrucionistas.

Me vem à memória as leituras que propus sobre  a aprendizagem da língua escrita, a formação de leitores; as sugestões de atividades que buscamos ou criamos para dar conta dessas questões de forma mais lúdica, mais reflexiva... 

Basead@s nessas leituras (nosso café no bule!)...

Concordamos (@s alun@s e eu) que a aprendizagem da língua escrita não acontece, apenas, baseada na memorização de regras descontextualizadas. 

Concordamos que devemos compartilhar literatura, lendo com/para os alunos, textos que nos emocionam de alguma forma,  a fim de encantar as crianças, a fim de que reflitam sobre a vida, se divirtam, brinquem com as palavras.... 

Concordamos sobre os direitos de aprendizagem que devem pautar as práticas pedagógicas em língua portuguesa. 

Concordamos sobre os conhecimentos e as habilidades específicos a cada eixo de aprendizagem da língua portuguesa: leitura, produção de textos escritos, oralidade e análise linguística.

Parece que,  enquanto analisamos um e outro texto, uma e outra forma de abordar, por exemplo, a ortografia ou o fomento do gosto pela leitura,  nos entusiasmamos e  acreditamos na necessidade de fazer diferente... 

Mas, no momento de assumir uma turma, parece (!), sucumbimos e fazemos  mais do mesmo.

Aulas e mais aulas com as crianças copiando textos do quadro.

Aulas e mais aulas separando sílabas e classificando palavras quanto ao número de sílabas ou de acordo com a classe gramatical e preenchendo listas com palavras no plural ou no feminino.

Aulas e mais aulas fazendo ditado de palavras, sem reflexão, apenas para saber se o aluno escreveu certo ou não. 

Aulas e mais aulas fazendo hora do conto com textos que nem literários são.

Aulas e mais aulas contando histórias sem entusiasmo, apenas para cumprir um protocolo exigido pelo curso.

...

Que aprendizagens há nessas práticas? 

Por que reproduzimos as aulas nos entediavam, quando estávamos nos anos inciais? 

Que professor@s somos? Que professor@s queremos ser?

*** *** *** *** ***

Essas são algumas minhocas que me acompanham desde que comecei no Curso Normal...

E me angustiam... só que não me paralisam! Ao contrário, me fazem estudar mais, buscar outros caminhos, outras formas de abordar esses temas (e outros e mais outros...) com @s alun@s do Curso Normal! 

Sim, acho que a metodologia é essencial! 

Afinal, a aprendizagem se dá mais pelo exemplo do que pela palavra...

 Paulo Freire, então?
1.6 - Ensinar exige a corporeificação da palavra pelo exemplo
O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do “faça o que mando e não o que eu faço”. Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou quase nada valem. Pensar certo é fazer certo. ("Pedagogia da Autonomia", p. 16)
*** *** *** *** ***

E aqui vou eu para mais um ano...

É grande a responsabilidade  - formação de professor@s da educação infantil e dos anos iniciais!

Ainda bem que tenho colegas com que compartilho essas minhocas... e nos movimentamos coletivamente!

Ainda bem que tenho alun@s que desejam ser (@s melhores!) professor@s...

*** *** *** *** ***

Deixo aqui a ligação para o referencial teórico que organizei dia desses: Encontro de estudos.

Sempre é bom (re) ler...



4 comentários:

Isadora disse...

Maravilhoso! Então vamos nós em mais um ano letivo, que este ano seja muito produtivo, cheio de aprendizagens e alegrias! :)

Unknown disse...

Olá Suely, boa tarde!

Talvez eu esteja por aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para fazer parte do Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.

Divulgue seu blog e promova a educação!

Faça parte da maior comunidade de blogs educativos do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam este espaço e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan

Unknown disse...

Multiplicador(a), não deixe que mais um blog morra!

Dê a sua opinião, a vida daquele blog depende de você!

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2014/04/multiplicadora-nao-deixe-que-mais-um.html

Esperamos por você! Desde já, agradecemos sua visita.

Irivan Rodrigues

Lúcy Jorge disse...

Olá conheci seu blog através do Educadores e Multiplicadores
Suas postagens são interessantes e esclarecedoras, e de um modo geral irá produzir frutos.
Continue nesta missão, de espalhar o conhecimento.

Deixo um mimo para você.

Uma chuva de bençãos desça sobre sua casa!
  
_..._ ..._(... (  ...).._
  (_....__..._) _(.. (  ...)
  / (_...._) (_...._..._)\
 // / / / / | \ \ \ \
 / / / / | \ \  \
/ /  /  /  | \  \  \
♥ ♥    ♥  ♥ ♥   ♥    ♥ 
♥ ♥   ♥   ♥    ♥ ♥ ♥   ♥
♥   ♥   ♥  ♥   ♥ ♥
 ´´´, •♥♪♥♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
´´´¢/Λ\♥♪♥♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥•♥♪♥•
´´¢/.... \♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥•♥*
´¢/๑۩ ๑.\♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•♥*
¢/๑۩۞۩.\´♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥*
¨▓¨.♪♥♥♪.▓♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•|||||
¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★★★|||
¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★★★|||
¨▓¨.♪♥♥♪.▓ ★★★★★★★★★★★★|||
¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

APDSJC!
***Lucy***

A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite:
Fruto do Espírito

Minha Fan Page

─╔╗╦╔╗╔╗──╦╗╔═──╗╔╔╗╦╔╦╗╔╗─
─╚╗║║╦║║──║║╠═──║║║║║─║─╠╣─
─╚╝╩╚╝╚╝──╩╝╚═──╚╝╚╝╚═╚─╝╩─

P.S. Convido a conhecer o blog do irmão JC.
Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
Acesse e confira:
Discípulo de Cristo