2 de março de 2009

Acordo ortográfico: mais dicas para sair do “aperto”


Com certeza, uma das preocupações d@s alun@s, especialmente, nas aulas de língua portuguesa deverá ser em relação ao acordo ortográfico. Por isso, acho que alguns suportes para enfrentar essa questão sempre são bem-vindos… Embora a escrita “antiga” continue valendo até 2012…

Antes já tinha escrito sobre esse tema aqui e aqui.

Li o material disponibilizado pela Revista Nova Escola e recomendo! Para uma consulta rápida é bem interessante! Achei, também, muito simpática uma linha de tempo em que aparece um pouco da história da língua portuguesa falada no Brasil desde 1500; talvez, possa servir de base para uma pesquisa mais aprofundada... Se clicares na imagem abaixo, terás acesso ao material on-line.
ortografia

O Francisco, no Blog do Francisco A Silva, deu a dica deste site (clica na figura para ir até lá!):

acordo 1

O que chama a atenção é o pronto-socorro linguístico: ao digitar uma frase, surgirão marcas nas palavras que não estão escritas segundo o acordo. E o que é legal: a correção é feita pel@ internauta, a partir das regras que são apontadas.

Já que este é um post de dicas, não custa lembrar do Ortografa! (na figura tem um link, é só clicar!).

acordo 2
 
Aqui, no UOL Educação, tem uma página bem interessante sobre o acordo: quadrinhos, planos de aula, artigos, entrevistas… Vale dar uma conferida!

tiras_reforma_f_001

Além disso, a Márcia Ribeiro Paganella, do blog Me acharam, disponibilizou esta apresentação construída por ela:


Se gostaste do material, é só passar no Me acharam, baixar a apresentação e levá-la para a escola!


2 comentários:

Fafanet disse...

Ola Sueli, muito obrigado pela sua visita e comentários. Tenho trabalhado muito com software livre, simplesmente pela liberdade que temos ao estudar e poder contribuir com a sociedade. Nós muitas vezes ficamos no conforto de computadores bons com recursos sobrando, mas temos que pensar que outras pessoas podem não ter isso e tem o mesmo direito de serem incluidas. Mas isto é para uma nova postagem. Lembrando, no dia 25 de abril, teremos o FLISOL que é um Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre. Veja se a sua cidade vai ter e se envolva.
Eu colocarei no meu blog mais informaçoes sobre isso. Abraço.

Ester disse...

Olá!!


Passei para
lembrar-lhe que,

Segunda-feira dia 09
é dia de Blogagem Coletiva!

Sucesso para todos nós!


Abs,