12 de junho de 2009

Deu no jornal!

image

No dia 08/06, saiu a primeira edição do jornal Imprensa Normalista!

Um projeto de alun@s do terceiro ano do curso normal – turma 31 A , em especial do Jonas da Silva Guerra  (também blogueiro: Vamos falar de política?)  - e da Samara Antunes…

Acho muito importantes iniciativas como essa: precisamos ocupar os espaços possíveis e dizer nossas ideias e nossos sentimentos! Parabéns!

Me convidaram para escrever uma coluna semanal, aceitei, claro!

Aqui está a primeira:
Tecnologias na educação  - parte zero*
No final dos anos sessenta, Paulo Freire já escrevia sobre o problema da transmissão de informações, especialmente, em Pedagogia do Oprimido. Nos alertava, dizendo que “a educação autêntica não se faz de ‘A’ para ‘B’ ou de ‘A’ sobre ‘B’, mas de ‘A’ com ‘B’”.

Os mais de quarenta anos que nos separam  da primeira edição  dessa obra  pouco serviram para que nossas práticas se transformassem: ainda  a educação bancária!

Continuamos com aulas centradas n@  mestre que fala, fala, dita, copia… e @s alun@s copiam, copiam, copiam… ordeiramente, sentados uns atrás dos outros, silenciosamente… e depois prestam contas…

E o que isso tem a ver com o uso das tecnologias na educação?

Se, no espaço físico entre paredes, vivemos de copiar e copiar,  adivinhem o que faremos no ciberespaço? Óbvio: CtrlC+CtrlV!

“Tudo que há na Internet, existe fora dela”! diz o professor Sérgio Lima, do Blog e Física!
Se quisermos o diálogo, a diversidade, a autonomia, a construção coletiva do conhecimento (tem outro jeito de construir conhecimento?) – tanto na “vida real” quanto na “virtual” - é urgente sairmos do posto de instrutores(as) e assumirmos o papel social de problematizadores(as), de instigadores(as) de saberes.

As novas tecnologias serão apenas um verniz de modernidade, se não mudarmos os velhos paradigmas  de ensino.

A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender (José Manuel Moran).

Fácil? Não, eu sei! Mas possível!

-------------------------------------------------------------------------------------------

Título inspirado no livro “O fantástico mistério de Feiurinha”, de Pedro Bandeira!

-------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui – na  Biblioteca da Floresta - temos à disposição, para donwload, boa parte da obra de Paulo Freire.

O Blog e Física, do professor Sérgio Lima, merece visitas.

As ideias do  professor José Manuel Moran são partilhadas no blog Educação Humanista Inovadora.

E as minhas no Ufa! Bloguei! 

5 comentários:

Tati Martins disse...

Oi, Suely!
Que saudade de seus comentários em meu blog. Tenho pensado muito sobre essas questões referentes ao uso das TICs na sala de aula. Estou escrevendo meus trabalhos de fim de semestre do Mestrado em cima dessa temática. Autoras como Vani Kenski, Maria Luiza Belloni e Maria Apparecida Mamede-Neves já publicaram muita coisa interessante. Se quiser, coloque o nome delas no "google acadêmico" que você vai descobrir uma infinidade de artigos sobre TIC.
Um beijinho!

Anabela Santos disse...

Olá
Passei para agradecer o apoio no Concurso BLiBiE.
Beijinhos
Prof. Anabela
BLOGando na Escola

Marceleza disse...

Olá Suely!
Fiquei muito feliz que deu uma passadinha no meu blog e virou minha seguidora! Estou achando realmente esse ambiente muito acolhedor e enriquecedor! Adorei o nome do seu blog... e ele é muito bacana!
Espero trocar muitas figurinhas com você!

beijinhos e até sempre!!!

Marceleza

Anônimo disse...

Oi,Su. Que saudades. Finalmente consegui acessar teu blog, porque o tempo tá corrido aqui. Comecei mais 5 turmas do Curso das TIC. E, olha, li tua postagem sobre o jornal dos alunos e sobre tua coluna semanal. Tá chic, hem? Qualquer dia desses a Zero Hora te descobre. Aodrei o que escrevestes! Sucesso aí! Bjão!!

Elaine dos Santos disse...

Parabéns, profe! As ações começam a render frutos e, em breve, contagiarão outros...quem luta, vence...estás fazendo a tua parte!!!! Excelente idéia e muito boa a receptividade, né?! Ameeei :)