28 de fevereiro de 2011

Volta às aulas - alegre recomeço (por Elisete Nunes)

Ontem aconteceu uma coisa muito legal: uma colega enviou um email me solicitando a publicação de um texto. Adorei! Uma das melhores coisa é poder partilhar experiências, sentimentos, ideias... E o Ufa! está aqui pra isso!

Elisete, bem-vinda! Que venham muitos outros textos! É um orgulho ter tua participação aqui!!!

*** *** *** *** ***

Volta às aulas - alegre recomeço

A volta às aulas começa a ser preparada pela família na compra do material escolar. Quando a criança sai para fazer as compras, ela cria expectativas em relação ao primeiro dia de aula. A volta à escola é esperada com muito entusiasmo, este recheado de excitações e medos pelo desconhecido, natural no ser humano. Ansiosa, deseja que o tempo passe logo, imagina o reencontro com os colegas, como vai estar a escola, quem será a nova professora, os novos colegas que virão, enfim todo ano é assim: sonhos, expectativas, ansiedade, alegria...e uma vontade imensa de recomeçar tudo outra vez.

Por tudo isso, é que a escola deve estar preparada para receber seus alunos, sejam eles pequenos, adolescentes ou jovens. O ambiente tem de ser acolhedor desde o portão de entrada até a sala de aula. Na sala de aula, a professora vai preparar cada detalhe com muito carinho, um ambiente alegre, acolhedor que encante a criança, pois a primeira impressão é a que fica. A escola tem que ser um lugar prazeroso, onde a criança deseje ficar e retornar todos os dias.

Os primeiros dias de aula podem ser diferentes dos demais. Preparar algumas técnicas de acolhida, de socialização tornando o ambiente alegre e divertido, proporcionando momentos de autoconhecimento. Aos poucos as regras de convivência começam a ser construídas, sem que sejam impostas. Quando a criança participa, opina, ela se sente valorizada e muito comprometida com o bem estar da sua turma. Ela precisa sentir-se bem acolhida e fortalecer os laços afetivos (ou criar) com a escola, condição importante para uma boa aprendizagem.

Paulo Freire já dizia no poema “Escola é”:

“... Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, É também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, É conviver, é se amarrar nela!... Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz..”

Que o início do ano letivo seja do jeito que cada criança imaginou superando todas as expectativas. Que todos estudem com alegria, entusiasmo e responsabilidade. Que o crescimento não seja somente no físico, mas também, em aprendizagem e sabedoria. Que este início seja muito feliz para toda a comunidade escolar: pais, alunos, professores e funcionários.

(Elisete Quevedo Nunes/ professora da rede pública estadual e municipal)

Um comentário:

Jaline Mombach disse...

Professora!!! Adoreeii o teu "Ufa!". Nossa, fiquei MUITO feliz mesmo em ver teu espaço organizado e lindo desse jeito! Peguei o link no fórum do PROEXT. PARABÉNS! Jaline - Acadêmica de Ciência da Computação - UNIPAMPA