21 de novembro de 2011

Boas práticas digitais: GeoGebra



falei sobre o Plan Ceibal e o Projeto Santa Tecla e o quanto me encantam, pois concretizam a democratização do acesso à informação.

No Seminário em Livramento, me entusiasmei, também, com as possibilidades de uso do GeoGebra - software de que nunca tinha ouvido falar!  :(

Criado por Markus Hohenwarter, o GeoGebra é um software gratuito de matemática dinâmica que reúne recursos de geometria, álgebra e cálculo. Por um lado, o GeoGebra possui todas as ferramentas tradicionais de um software de geometria dinâmica: pontos, segmentos, retas e seções cônicas. Por outro lado, equações e coordenadas podem ser inseridas diretamente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, duas representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si: sua representação geométrica e sua representação algébrica.



Aqui as boas práticas apresentadas:
  • O professor Valton Severo Gonçalves, de Santana do Livramento,  expôs o trabalho Geometria analítica - GeoGebra, que pode ser acompanhado  neste blog.
  • A professora Angela Filappi, de Rosário do Sul, nos mostrou o projeto Construindo mosaicos no GeoGebra, que pode ser acessado aqui.

São possibilidades muito interessantes para a área da matemática e suas tecnologias. Inspirações! :)

Para saber mais sobre softwares matemáticos, clica aqui.

3 comentários:

ANGELA FILAPPI disse...

Muito bom seu blog colega, parabéns! Abraços.

Emptiness disse...

Oi Suely!Fico feliz por ter visitado meu blog. O seu é realmente ótimo...Você talvez não lembre de mim, mas foi você, não lembro bem onde, em alguma reunião de professores ou curso, que me inspirou a criar um blog. Eu ouvi você falando do Ufa!Bloguei! e achei que seria bom tentar, também... Valeu a pena!
Muito obrigada! Um grande abraço!

Unknown disse...

Flávia!

Que legal saber que o Ufa! te "inspirou"!

Bom, sou muito ruim de memória... preciso te enxergar pra saber quem tu és... são os meus 50 anos fazendo efeito... kkkk

Quem sabe a gente se encontra por aí!
Ou na web mesmo!
Uma alegria falar contigo!

Bjs