4 de dezembro de 2008

Convite à autoria libertadora!

Depois de assistir ao vídeo "Metodologia ou tecnologia", vale a pena ler este convite, feito pelo professor Alberto Tornagui:

"Já não basta à escola de Educação Básica o papel de repetidora do que se produz fora dela, de executora de políticas, metodologias e concepções pedagógicas criadas fora dela. Cabe a nós, à escola que somos, em que trabalhamos e vivemos cotidianamente, a decisão do que fazer dentro dela. Não sozinhos de forma autoritária e arrogante como o professor de outros tempos que dizia "desta porta para dentro quem manda sou eu". A provocação é para buscarmos em rede, em parceria formas de trocar o autoritarismo arrogante por autoria libertadora, autoria que resulta em conhecimento e autoridade para definir e defender o melhor projeto de escola para aquela realidade.

Aí está o convite: é para que faça parte dessa rede, que se prepare para o exercício da autoria, em parceria com colegas, alunos e os recursos que dispõe em sua escola."


Essa é uma provocação que está no Boletim do Programa Salto para o Futuro: Educação Digital e Tecnologias da Informação e da Comunicação. Para conhecer o texto na íntegra, vai por aqui.

Aceitas o convite? Vamos pensar um novo papel para nós? Que tal entrarmos nessa rede e aprendermos a transformar informação em conhecimento? Deve dar mais trabalho do que Ctrl+C e Ctrl+V, mas deve ser mais interessante, divertido...

Nenhum comentário: