2 de dezembro de 2008

"Metodologia ou tecnologia"?



"Ensinando e Aprendendo com as TIC" - política pública do governo federal - é uma formação de que estou participando com muito entusiasmo.

Esta minha ousadia blogueira, por exemplo, tem tudo a ver com as leituras que temos feito, com os debates travados na aula e no fórum e com os desafios que são lançados!

Digo sem medo: minha atitude em relação às tecnologias mudou. Antes, olhava meio temerosa para os PCs recém chegados à escola - olha o governo federal de novo! Agora, mesmo sem Internet, já construí, junto com a gurizada, algumas intervenções.

Numa das aulas sobre as TIC, o vídeo "Metodologia ou tecnologia" serviu como sensibilização...

É urgente e necessária uma mudança na escola, com ou sem tecnologias...

Vale a pena assistir ao filme!

Depois, deixa teu comentário! Vou esperar...


video

3 comentários:

Alcir Martins disse...

Olá! Eu já sabia!!!!!!! Quando vi teu recado no mural da escola achei que fosse isso!!!! Primeiro parabéns pela iniciativa...depois um abraço pro Tomás (primeiro comentarista do UFA) e pro Marco...
A Poliana - que já conta até três ou quatro - curtiu o vídeo também...que aliás expressa uam noção muito cara à educação humanizadora/humanizante que tão humildemente nos propomos a pensar, tentar. Afinal, com datashow ou na sombra da mangueira; o conhecimento, o velho livro, as TIC's ou seja lá o que for, mediam relações humanas com o mundo (aquelas coisas dos sujeitos/objetos cognoscentes/cognosíveis, né???)
e já que está na "rede" olha a "comuna" do Paulo Freire no orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=50804597

e por lá podes ver o fórum e tals, entre eles o da BDPF (descubra e divirta-se) http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/Controle?tipo=livro&op=listar&id=0&obra_critica=O

ABRAÇÃO! e a gente s efala aqui no UFA!

Marli disse...

Suely!
O video é perfeito. Mostra o ponto crucial que enfrentamos. Tecnologia para consagrar velhas práticas não resolve. A questão é ter uma mente aberta para o trabalho colaborativo, centrado no aluno e não no professor.Gostaria de ter esse vídeo. Você passa o código pra mim, para continuar essa discussão também no meu blog.? Beijo!

Alberto Valença Lima disse...

Parabéns Suely. Seu blog está ficando muito legal mesmo. A Marli tem toda razão. Você está se constituindo uma excelente blogueira. E este vídeo é magnífico. Tive oportunidade de utilizá-lo num curso de Metodologia Científica que participei como tutor no CEFET-PE no começo do ano. Mais uma vez, parabéns pelo Ufa! Bloguei!
Um grande abraço e, quando tiver um tempinho, visite os meus blogs também.