2 de dezembro de 2008

"Metodologia ou tecnologia"?



"Ensinando e Aprendendo com as TIC" - política pública do governo federal - é uma formação de que estou participando com muito entusiasmo.

Esta minha ousadia blogueira, por exemplo, tem tudo a ver com as leituras que temos feito, com os debates travados na aula e no fórum e com os desafios que são lançados!

Digo sem medo: minha atitude em relação às tecnologias mudou. Antes, olhava meio temerosa para os PCs recém chegados à escola - olha o governo federal de novo! Agora, mesmo sem Internet, já construí, junto com a gurizada, algumas intervenções.

Numa das aulas sobre as TIC, o vídeo "Metodologia ou tecnologia" serviu como sensibilização...

É urgente e necessária uma mudança na escola, com ou sem tecnologias...

Vale a pena assistir ao filme!

Depois, deixa teu comentário! Vou esperar...



3 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Eu já sabia!!!!!!! Quando vi teu recado no mural da escola achei que fosse isso!!!! Primeiro parabéns pela iniciativa...depois um abraço pro Tomás (primeiro comentarista do UFA) e pro Marco...
A Poliana - que já conta até três ou quatro - curtiu o vídeo também...que aliás expressa uam noção muito cara à educação humanizadora/humanizante que tão humildemente nos propomos a pensar, tentar. Afinal, com datashow ou na sombra da mangueira; o conhecimento, o velho livro, as TIC's ou seja lá o que for, mediam relações humanas com o mundo (aquelas coisas dos sujeitos/objetos cognoscentes/cognosíveis, né???)
e já que está na "rede" olha a "comuna" do Paulo Freire no orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=50804597

e por lá podes ver o fórum e tals, entre eles o da BDPF (descubra e divirta-se) http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/Controle?tipo=livro&op=listar&id=0&obra_critica=O

ABRAÇÃO! e a gente s efala aqui no UFA!

Marli Fiorentin disse...

Suely!
O video é perfeito. Mostra o ponto crucial que enfrentamos. Tecnologia para consagrar velhas práticas não resolve. A questão é ter uma mente aberta para o trabalho colaborativo, centrado no aluno e não no professor.Gostaria de ter esse vídeo. Você passa o código pra mim, para continuar essa discussão também no meu blog.? Beijo!

Alberto Valença Lima disse...

Parabéns Suely. Seu blog está ficando muito legal mesmo. A Marli tem toda razão. Você está se constituindo uma excelente blogueira. E este vídeo é magnífico. Tive oportunidade de utilizá-lo num curso de Metodologia Científica que participei como tutor no CEFET-PE no começo do ano. Mais uma vez, parabéns pelo Ufa! Bloguei!
Um grande abraço e, quando tiver um tempinho, visite os meus blogs também.