27 de fevereiro de 2009

Causos com computadores: parte três e meio

No post anterior, mostrei algumas fotos da gurizada se “adonando” dos computadores da escola, no ano passado.
 
Vou repetir uma delas:
 
S7300506 
Se prestares atenção, ao fundo há uma cortina…
Essa cortina tem uma história bonita…
 
Às quartas-feiras, temos uma organização um pouco diferente: há oficinas, em que  @s alun@s e @s professores(as) se inscrevem de acordo com as preferências ou curiosidades ou habilidades… Se formam grupos bem heterogêneos, com alun@s de diferentes etapas…
 
Em 2008, no turno da tarde havia seis oficinas:  linguagens,   educação matemática,  leitura, arte e cultura,  sociedade, trabalho e cidadania  e   educação ambiental. Cada grupo planejou ações, para dar conta dos objetivos:
  • construir conhecimento nas diferentes áreas do conhecimento de forma lúdica, artística, com movimento e ações concretas;
  • trabalhar habilidades e competências através do jogo, da  arte, do movimento de forma integrada;
  • construir propostas de intervenção na realidade;
  • construir um ambiente saudável e bonito;
  • construir relações saudáveis e solidárias.

Na oficina de educação ambiental, orientada pela professora Cíntia, a gurizada sugeriu a confecção de objetos com  material reciclado. Até porque muitas famílias de alun@s trabalham com reciclagem. O grupo constatou  problemas: o laboratório de informática recém instalado, umas cortinas bem precárias e a escola sem verbas para investir. Decidiram construir a cortina… O que usar?? O material das caixas de leite longa vida  protegeria do sol e do calor… Então, mãos à obra… Todo o turno juntou caixinhas de leite e se envolveu na confecção. O resultado está aqui:

8 comentários:

Alcir Martins disse...

Sem dizer que acaba dando quase o mesmo efeito das "black out"; diminuem a passagem de calor (lembrando que durante boa parte do dia o sol bate de frente para estas janelas)...

Márcia Ribeiro Paganella disse...

Olá Suely! Fico feliz de poder ajudar de alguma forma. Pode sim usar o material sobre a Reforma Ortoráfica.
Bjs

Anônimo disse...

Sú!!!
Desde que tu contaste hoje pela manhã das cortinas no blog, fiquei curiosissíma e entrei para ver... A Cíntia iria ficar muito orgulhosa de ver as fotos na net...
Só faltaram os banquinhos aqueles de PETI, que também ficaram show!!!
Que falta que essa danada vai fazer este ano.... 'sniff'
Agora vou espiar o blog do 'tomate'...hehehhehe....

Anônimo disse...

Ahh!!! equeci de colocar my name no comentário a cima.....ehheh... é a magui!!!

Ester disse...

Estou passando para deixar alguns esclarecimentos sobre a blogagem coletiva:

A blogagem coletiva gira em torno de um tema central que é "Inclusão Social", dentro desse tema há muito o que ser falado sobre as minorias marginalizadas, sejam elas moradores de rua, favelados, deficientes físicos, vítimas de racismo, vítimas de violências domésticas, viciados, etc... Você poderá postar um texto de sua autoria dando sua opinião, ou colocar texto de outros autores, escrever uma poesia, colocar vídeos, enfim, vc escolhe a maneira como vai postar.

Todos os participantes irão postar no mesmo dia, que é dia 09/03. Se houver algum problema de postar nesse dia, postar antes e deixar para que os outros participantes possam ver sua postagem e comentarem. Todos irão visitar uns aos outros. A idéia é essa conhecermos novos pensares e novas pessoas.

Todos postarão em seus respectivos blogues. E se possível, colocar o selo da blogagem coletiva no lado direito de seu blog para ajudar na divulgação.


Coloquei uns sites em meu blog que ajudarão na pesquisa,


Abs,

Elaine dos Santos disse...

Oieeee....indiquei seu site para o selo 100%intradutível.

Tati Martins disse...

Oi, Suely!!!
EU AMEI AS CORTINAS DE CAIXA DE LEITE!!!
Simplesmente SHOW!
Beijinhos

Anônimo disse...

Su,fiquei muito orgulhosa de ver as fotos das NOSSAS cortinas.
Bjos!
Cintia