23 de abril de 2009

Escola: passado, presente ou futuro?

 
42-20918054
  • Será que devemos concluir que a Escola é, por essência, conservadora e resistente à mudança?
  • Devemos concluir que a tecnologia por si só não interfere nos hábitos humanos?
  • Devemos mudar as formas metodológicas de abordagem do problema?
  • Será que o problema é pertinente?
  • Será que há muito discurso e pouca ação?
  • Trabalhar por projetos seria uma solução viável?
  • Há um comodismo generalizado por parte dos docentes?
  • Não seria melhor derrubar tudo e começar do zero?
E cutucar o povo do Blogs_Educativos é certeza de debate dos bons…
 
Quer ver? Cada post que só lendo…
 
No  Blog e Física, do Sérgio Lima:
Escola hoje é obsoleta e inadequada para a formação dos nossos jovens (EMHO)!
No blog O PC e a criança,  da  Jenny Horta:
Trata-se de uma mudança de postura. De dentro para fora. Não basta repetir discursos. Pode-se começar amanhã, ao entrar em sala de aula e olhar no olho do aluno.
 
  No blog Sobre educação, da Elizangela Zampiere:
O conhecimento produzido pela escola capacita o indivíduo para viver em sociedade - seja no campo ou na metrópole - respeitar as diferenças, dominar saberes teóricos, técnicos, humanos, ser crítico, criativo, autônomo, flexível, tolerante e utilizar-se desse conhecimento visando seu aprimoramento, o progresso e o bem estar.
 
No “Mulher é desdobrável”, da Tatiane Martins:
A escola tem de ensinar para o presente.
E o presente está precisando de quê?
O presente precisa de cabeças pensantes, de pessoas reflexivas, capazes de pegar uma informação e transformá-la em conhecimento!
 
No Informática educacional e meio ambiente, da Miriam Salles:
A escola precisa, com urgência, introduzir uma cultura de sustentabilidade e da paz. O presente já exige que as pessoas sejam mais cooperativas e menos competitivas.
 
No Este blog é minha rua, do Franz:
… mas sim porque as mudanças demoram tanto para acontecer no chão da escola. Por outro lado sei que, em se tratando da questão temporal, a escola atual ainda enfrenta os mesmos problemas que J. Amós Comenius já apontava a quase 500 anos (!?) em sua Didática Magna.
 
O que dizer mais? Resolvi  revisitar minhas práticas… afinal, lá se vão mais de vinte anos querendo transformar a escola…
 
(Segue no próximo post!)
Ah! Deixo o convite: vem para o debate também! Diz o que pensas a partir das provocações feitas!

------------------------------------------------------------------------------------------
Em tempo:
E por falar em práticas transformadoras, vale ler o texto do companheiro Alcir Martins, do blog Sub Versões, sobre Tião Rocha!

Um comentário:

pedagogica mente blogando disse...

olá suely.tenho acompanhado o debate lá no grupo! menina: assunto dos bons!profícuo mesmo!levarei o tema para os professores no HTPC.pra levar um pouco de desassossego a eles també. rever práticas é sempre muito bom!parabéns pelo blog.muito sucesso. tenho acompanhado tua trajetória!abç vera