1 de setembro de 2009

Olimpíada Nacional em História do Brasil

tome_nota3

Tradicionalmente, as Olimpíadas científicas têm contemplado as ciências exatas e naturais. No Brasil, já são conhecidas a Olimpíada Brasileira de Matemática, a de Química, a de Biologia, a de Robótica, entre outras. Nosso objetivo com a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é trazer para o âmbito das ciências humanas este tipo de atividade que estimula o conhecimento e o estudo, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafio construtivo. O conhecimento histórico é sem dúvida um dos mais importantes para a nossa formação pessoal e profissional, e fundamental na constituição da cidadania.

Equipe da Olimpíada de História
Museu Exploratório de Ciências

Faz dias recebi o convite para divulgar a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, um projeto do Museu Exploratório de Ciências, da Unicamp.

Visitei o site…  até 01/09, eram 187 equipes inscritas!

Nos nomes da equipes, presente a alegria, o entusiasmo…

Ainda insistem em dizer que a gurizada não lê, não se interessa por história e coisa e tal…

É uma oportunidade muito interessante em que se poderá vivenciar o uso da web na educação – as primeiras fases são online!

As inscrições vão até 15/09! Não dá para perder!

O pessoal da organização deixa algumas dicas muito legais, em que fiz alguns destaques – exemplos de trabalho colaborativo!

a) Forme sua equipe
A equipe deverá ter 3 participantes, orientados por um professor de história. Dica: Cada membro da equipe é único e possui características e qualidades diferentes. Saiba reunir o melhor de cada participante. Descubra talentos!

Não esqueça que o professor faz parte do grupo para auxiliá-lo durante o processo de participação na Olimpíada, questionando, ajudando a equipe a ler, a encontrar materiais subsidiários, a estudar e a conhecer seus pontos fortes e fracos. O professor, assim, não substitui a equipe. Seu papel é o de um orientador.

b) Marque encontros com sua equipe regularmente
Durante os encontros, sua equipe deve distribuir tarefas, trocar idéias, escolher as alternativas a serem selecionadas em resposta às questões e realizar as tarefas. Já no primeiro encontro, estipule um calendário com todas as próximas reuniões da equipe. Uma boa sugestão é realizar as reuniões num horário que todos tenham livre, como antes ou ao final do horário escolar. Ainda, o professor pode decidir utilizar o próprio horário de sua aula, envolvendo os demais estudantes na resolução dos problemas.

c) Selecione um responsável por passar as respostas na página do evento
(…)

As respostas de cada fase, bem como a tarefa de cada fase, devem ser enviadas exclusivamente pela internet. Isso pode ser feito com a presença de todos os participantes, ou por apenas um participante que pode, inclusive, ser o professor.

Não importa muito quem envia as respostas, mas que elas tenham sido decididas coletivamente, e após bastante reflexão.

e) Entre em contato com outras equipes
Em nosso site, você vai poder conhecer e se comunicar com as demais equipes de todo o Brasil. Aproveite para fazer novos amigos!