12 de novembro de 2009

Vamos realizar “concertos de leitura”?


     Na aula de hoje, lemos O prazer da leitura, de Rubem Alves.

    Era como um encerramento da disciplina de literatura, no terceiro ano do Curso Normal em Nível Médio… Uma despedida…

     Me sinto contemplada com as ideias de Rubem Alves sobre a formação de leitores e leitoras:
Tudo começa quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a estória. A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê e a criança escuta com prazer. “Erotizada“ – sim, erotizada! – pelas delícias da leitura ouvida (…).
     Esse fascínio deveria começar em casa… quando não, a escola necessita assumir o compromisso!
 
     Entramos, então, em cena, nós, @s professores(as)!

     No primeiro momento as delícias do texto se encontram na fala do professor. Usando uma sugestão de Melanie Klein, o professor, no ato de ler para os seus alunos, é o “seio bom“, o mediador que liga o aluno ao prazer do texto.

     Uma baita responsabilidade… uma prática imprescindível!!! não podemos adiá-la…

    Em especial na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, as aulas devem produzir a paixão pelo texto, principalmente o literário… Se a escola não trouxer literatura para as crianças, em que espaço se dará esse encontro???

     Fiz esse convite às meninas e aos meninos da 31 A… Tomara que elas e eles o aceitem… e tornem suas aulas “concertos de leitura“ e busquem a beleza musical do texto literário!

     Ler é fazer amor com as palavras. E essa transa literária se inicia antes que as crianças saibam os nomes das letras. Sem saber ler elas já são sensíveis à beleza. E a missão do professor? Mestre do kama-sutra da leitura...


2 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Ah Suely!
Ele disse tudo. Eu gosto muito como define a leitura. "fazer amor com as palavras", demais.Estou incentivando um sarau nesse final de ano, vamos ver o que dá. Beijo!

Miriam disse...

Lindo seu trabalho fiquei encantada com suas resenhas literárias.
bjs