1 de fevereiro de 2010

Um pouco de reflexão…



      Tenho usado meu tempo de ócio para ler, assistir a filmes, rever algumas práticas, planejar outras… (além de dormir, é claro!) e bisbilhotar na web!

       Fuça daqui, fuça dali… me encorajei e troquei o visual do blog!

      Inseri links para espaços que servem como extensões do Ufa!:  

  • Ufa! (de novo?!): criei para manusear o Google Sites, nele guardo algumas reflexões sobre web e educação e alguns projetos em que proponho o uso das TIC na educação;
  • Olhares além da SD: nasceu de uma tarefa do curso de especialização Tecnologias em Educação (PUC – Rio) proposto na disciplina Inclusão e Tecnologias Assistivas (pena que não tenha sido tão colaborativo como imaginei…);
  • O Normal tá na rede!: surgiu no segundo semestre de 2009, para ampliar as conversas com @s alun@s do curso normal.
      Às vezes, olho criticamente para essas práticas e penso que pouco avançamos (eu, @s alun@s, a escola…) em relação à autoria e à construção coletiva do conhecimento.

      Às vezes, penso que demos um passo para frente: antes, as tecnologias, na escola, se limitavam ao power point e a alguma pesquisa na web; agora, nos encaminhamos para a autoria, para o uso do computador como mediador.

      Essa dimensão é fundamental, principalmente, porque @s alun@s envolvid@s nesses projetos são futur@s professores (as).

      Uma choradinha básica: talvez, me ocorre agora, as coisas não tenham saído melhores, também, em função de não ter envolvido mais colegas nesses projetos… (toquei nesse assunto aqui!)


Um comentário:

Patrícia disse...

Oi, Su!

Coisa boa aproveitar as férias para fazer algumas reflexões, planejar, ver filmes (falando em filmes, outro dia assisti "O sorriso de Monalisa", lindo, reflexivo!). O caminho está certo? Tenho que mudar o rumo? São coisas que às vezes me pergunto, mas acredito serem normais esses questionamentos e até aqueles períodos de falta de motivação, o importante é seguir em frente, fazendo coisas boas. Seria bom se existisse um milhão de Suelys espalhadas por aí incentivando a gurizada!

Abraço!