21 de novembro de 2010

TCC – resumo e mapa textual

                                          

      O TCC está em processo de avaliação…

     Durante a produção desse trabalho, me senti muito sozinha! Embora a presença generosa da orientadora.

     O engraçado é que, apenas, nesse momento, esse sentimento apareceu. Talvez, as decisões sobre tema, tipo de trabalho,  pergunta de partida, referencial teórico tenham influenciado. E os colegas envolvidos em seus próprios TCC; portanto, meio ausentes.

     Presencialmente, as pessoas sem muito tempo para ouvir sobre temas, ainda, distantes das práticas…

     Embora a insegurança (não sei o que vai dar!) resolvi trazer para cá o resumo e o mapa textual do projeto de ação que propus (e pretendo desenvolver no ano que vem)!                                                                 

     O título: Ampliação da presença online de futuros professores: uma proposta de aprendizagem colaborativa.

     O resumo:

Entre os recursos para desenvolver habilidades e conteúdos, cada vez mais, estão presentes nas escolas as novas tecnologias que possibilitam a aprendizagem mediada pela web. Para o uso dessas tecnologias, é importante que o (futuro) professor conheça não só o funcionamento das mesmas, mas, também, as possibilidades pedagógicas, a fim de integrá-las aos processos de aprendizagem. Este trabalho parte de seguinte questão: como ampliar a presença online de futuros professores (alunos do Curso Normal em nível médio), usando interfaces que possibilitem a construção do conhecimento de forma colaborativa, a reflexão sobre a prática, a qualificação da pesquisa, a busca pela autoria, com autonomia, criatividade e criticidade? Como resposta a essa pergunta, apresento um Projeto de Ação pedagógica que visa à construção de comunidades virtuais de professores em formação inicial, a fim de qualificar a fluência tecnológica, desencadeando um processo de apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), a partir do engajamento e da participação nessas redes e diminuindo, assim, o risco do abandono das mesmas, depois de concluído o curso. Para embasar o Projeto de Ação, revisito algumas concepções de aprendizagem – instrucionismo e educação bancária, construtivismo, educação libertadora e (re) construcionismo, aprendizagem colaborativa; além de definir comunidades virtuais de aprendizagem e interfaces comparativamente a ferramentas. Proponho a formação da rede online em torno de blogs, lista de discussão e wikis, interfaces da web 2.0 que propiciam a colaboração.

     O mapa: está aqui!

5 comentários:

Teresinha Bernardete Motter disse...

Oi Suely,obrigada pela tua visita,eu ando meio afastada do mundo virtual , não queria mas mutas vezes não há outra alternativa. Está tudo bem, vou ser vovó em março e isso me traz uma sensação muito nova, uma vontade de "vida", de participação.
Passei por alguns problemas esse ano , nada grave mas que nos toma tempo.
Li tua proposta de pesquisa, sei bem o trabalho que dá. Tens vivência, sabes do que fala, então vai dar tudo certo.
Mais uma vez obrigada e até qualquer hora.
bjs

Fátima Campilho disse...

Suely,
Desculpe-me por ter demorado tanto a responder. Continuo muito enrolada. Para quando você quer a bibliografia? Teórica ou prática?
Muito bom o seu mapa conceitual e as questões levantadas no seu resumo são pertinentes. Vamos em frente!
Bjs

Marli Fiorentin disse...

Oi Suely!
Imagino o quanto de solidão você viveu, mas é assim mesmo. Muito boa a proposta a ser desenvolvida, porque acho que é formando educadores na sua base que se forma essa cultura digital com mais solidez. Desejo muito sucesso e parabéns!

Abraço!

Unknown disse...

Gurias!

Obrigada pela força!

Agora já passou, já apresentei o TCC... falta o mais importante que é a aplicação do projeto!

Farei isso no ano que vem... Conto com vocês!!

Beijos1

Elaine. disse...

Suely, o processo é exatamente este: solitário. Eu lembro de um professor dos tempos de graduação que costumava dizer que monografias, dissertações, teses são como mulheres grávidas, incapazes de serem escondidas e tema recorrente. Ao final, o resultado é sempre deslumbrante, vitoriso, enriquecedor.