17 de janeiro de 2011

De carona, com Luís Dill


9788574211596
     
Acabo de desembarcar de mais uma obra de Luís Dill: De carona, com nitro.

A partir das 8h31min de um sábado, 7 de outubro, começa a se desenhar a rotina de diversas personagens: um menino de oito anos, Giancarlo, e o pai, Fábio, cruzam uma avenida: Vamos atravessar no piano?

(Gosto de ser surpreendida por essas imagens: boa literatura! e a obra de Dill está permeada por essa brincadeira com a linguagem, uma delícia!)

Doralice arruma o café para a família: marido e três filhos adolescentes – dois rapazes e Isadora, a caçula -, recordando parte do sonho que tivera naquela noite. Lembrará horrorizada do sonho no dia seguinte, durante o velório da filha. 

Em outros pontos da cidade: uma jovem jornalista – Fernanda – se prepara para cumprir mais uma pauta entediante: feira de animais para adoção. Em menos de 24 horas receberá o que deseja. 

Gabriel, morador de rua, acorda, confere os pertences: Tudo está no lugar. Sabe que, se dorme demais, pode acordar sem nada, pode-se, inclusive, perder a vida. 

Djalma, no trabalho, envia uma mensagem para a noiva, Andressa: Bom dia amor. Te amo. Bj. 

Miguel, um fotógrafo com problemas de saúde por causa do excesso de peso, a partir da manhã do dia seguinte começará dieta sem se dar conta. 

Alcebíades trabalha tirando gente despedaçada de dentro de carros e tem uma filha adolescente.

Bruno gosta de cerveja gelada e beijo na boca; Vitória, muito falante, interessada nos caras da faculdade: Eu não sou de perder tempo (…) cada gato…; Nicole assiste a filmes antigos no DVD; Ricardo, o dono do Peugeot 206, adora velocidade e faz sucesso com as meninas por causa do carro; Franciele não vê a hora de ter o próprio apartamento: É um sonho que não realizará.

O tecido vai sendo tramado até a culminância: o acidente de trânsito, no dia 8 de outubro, domingo, às 6h03min!

Essa tragédia é anunciada pelo narrador no início do livro, quando expressa a repercussão do acidente nos jornais de segunda-feira, e durante a história, no final de alguns episódios daquele dia.

O que prende @ leitor(a) é o jogo - uma espécie de quebra-cabeças –, são os flashs que vão iluminando cenas corriqueiras, protagonizadas por pessoas comuns que vivem suas rotinas com a família, com os amigos, no trabalho… Essas vidas, as nossas vidas, tão vulneráveis, num segundo, se transformam! Muitas vezes, essas mudanças são trágicas, envolvem perdas…

São menos de vinte e quatro horas, mas o suficiente para que a gente conheça, se identifique e torça para que Isadora, por exemplo, não esteja no carro de Ricardo! Que Andressa e Djalma tenham percorrido outro caminho que não o do Peugeot! Que Fábio e Giancarlo estejam dormindo… Que Nicole tenha chamado o pai para buscá-la…

Essa carona com Luis Dill nos oferece uma história que é pura adrenalina, nos joga numa realidade que precisa, urgentemente, ser transformada, para que os Marcelos, as Giselas, as Lígias, meus/minhas amig@s  querid@s que deveriam estar chegando as cinquenta, como eu, não tenham as vidas tão precocemente interrompidas!


3 comentários:

Historiando disse...

Olá,
somos três estudantes do curso de História da Unicamp e resolvemos criar um blog para diminuir a diferença que existe entre os ensinamentos escolares e universitários. Resolvemos divulgar para a mídia relacionada a esse assunto porque a ponte entre o ensino escolar e o acadêmico faz parte de diversos debates e polêmicas.
Ficaríamos honradas se você acessasse nosso blog. Criamos nele, também, uma página com explicações simples para variados conceitos, tão importantes para entendermos os processos históricos. Criamos um twitter para divulgar as atualizações. @historiando_07
O link é http://historiandonanet07.wordpress.com/
Agradecemos a disposição,
Ana Carolina Machado
Ligia Fornazieri
Paula de Almeida Franco

Tati Martins disse...

Oi, Suely! Tudo bem?
Vc recebeu o email que lhe enviei? Estou terminando minha pesquisa e você é muito importante nela, lembra? Por isso, preciso de sua autorização. Caso não tenha recebido o email, por favor me avise, senão, basta respondê-lo.
Obrigada!
Um beijinho,
Tati (tatianemomartins@gmail.com)

Blogger disse...

New Diet Taps into Revolutionary Plan to Help Dieters Lose 20 Pounds within Just 21 Days!