31 de julho de 2012

4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil


Eu acho o máximo essa ideia!

A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz novamente o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais!

Serão 5 fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências – Unicamp.

O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).

Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.

Para saber mais acessa o site da 4ª Olimpíada!
 Lá, estão disponíveis as provas das edições anteriores, o regulamento e o calendário da 4ª   ONHB

'Bora, professores de história!

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais de 1 milhão de visitas nas páginas da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
Inscrições prorrogadas até dia 13
Desde o início das inscrições, as páginas da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil já receberam mais de 1 milhão de visitas, originadas de 990 diferentes municípios do país, além de 51 outros países dos cinco continentes. Já estão inscritos representantes de todos os Estados da União.
Os interessados em participar terão até as 21 horas da próxima segunda-feira, dia 13 de agosto, para completar sua inscrição.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, por intermédio de seu Museu Exploratório de Ciências, destinada a estudantes e professores do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Ensino Médio, organizados em equipes de três estudantes e um professor. A Olimpíada é constituída de cinco fases online e uma fase presencial. Cada uma das fases online dura uma semana, com tempo para os alunos estudarem os documentos disponibilizados no site e discutirem as questões, sendo assim uma verdadeira oportunidade de aprendizagem.
As inscrições devem ser realizadas pelo site do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp (www.mc.unicamp.br).