18 de novembro de 2013

Encontro de estudos - parte 7

Texto 11:

Eixos de aprendizagem em língua portuguesa: planejamento

Trecho do Caderno de Formação do PNAIC - "A organização do planejamento e da rotina no ciclo da alfabetização na perspectiva do letramento"
  • Eixo da produção de textos escrito
Em relação ao planejamento das atividades voltadas para o eixo da produção de textos, é importante que estas busquem contemplar as reflexões acerca do contexto de produção. O contexto de produção, tal
como propõem vários autores, determina não apenas o que dizemos sobre o “mundo”, mas também a forma que escolhemos para “dizer”. É necessário na escrita de um texto que se tenha não somente “o que escrever”, mas também “para que” e “para quem” escrever, ou seja, quem escreve um texto elabora representações sobre a situação de interação, sobre os interlocutores e sobre as representações do interlocutor.
(...) como qualquer outra esfera de interação, a escola é espaço de disputas, de poder, de convivência. Nela, as pessoas se comunicam e usam a linguagem para causar efeitos de sentido. Por isso, no planejamento das atividades de produção de texto, é importante considerar aspetos como: lugar da produção, o tempo reservado para a produção, características de para quem vamos escrever, a forma que interagimos com o receptor do texto, posição social do locutor e do interlocutor, objetivo da interação, entre outras coisas. Assim, antes de elaborar as atividades é importante definir: Qual será o gênero a ser
produzido? Qual será a finalidade da produção textual? Qual será o destinatário? Qual será a frequência de produção de texto? (diária, semanalmente, quinzenalmente, outro); Como será a produção? (individual,
coletiva, em dupla, em grupo).
Atrelado a essas questões, consideramos que, no processo de produção das escritas das crianças, devemos estimular a geração, seleção e organização de ideias, a consulta a outras fontes (materiais ou mentais), o esboço da primeira versão, a revisão e a edição final do texto. Para isso, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias de planejamento global, planejamento em processo, revisão em processo, avaliação e revisão final do texto.

Nenhum comentário: