2 de janeiro de 2009

Avaliando nossas práticas...

Terminei 2008 com Paulo Freire. Inicio 2009 com ele também.

Nas minhas andanças, pesquisando para o V Fórum de Estudos Paulo Freire (movimento de construção de conhecimento, vivenciado no Instituto Estadual Paulo Freire, escola pública em que atuo), encontrei este vídeo no You Tube, postado por Coimbra Jones em 12 de janeiro de 2008.

Te convido a assisti-lo!



Que tal usá-lo para uma reflexão crítica sobre nossas práticas?

A pesquisa esteve presente? O que é pesquisar? Por que ela é importante? Quem deve pesquisar?

Transmitimos informações ou buscamos construir conhecimentos, respeitando aos saberes d@s educand@s?

... Podemos problematizar cada ideia que aparece no vídeo, revendo nossas práticas e buscando, individual e coletivamente, superar nossos limites!

"É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática" (Paulo Freire, em "Pedagogia da Autonomia").

Mãos à obra!

Não esqueças de deixar teu comentário aqui!

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi Suely!
Passei para cumprimentar-lhe novamente pelo trabalho e dizer gostei muito do seu depoimento lá no grupo dos Blogs Educativos. Você tem sido uma ícone de motivação para todos nós professores blogueiros! Feliz ano novo prá você! Se desejar faça uma visitinha no meu Blog Informática Educativa. http://jmzimmer.blog.uol.com.br
Bjs,
Josete

Tati Martins disse...

Oi, Suely!
Vc viu que comentamos quase ao mesmo tempo lá no Caldeirão de idéias? Vai lá ver de novo. Dessa forma podemos continuar o debate que começou no meu blog e pode dar pano para manga...
Beijinhos
Amanhã voltarei aqui para ver este vídeo.

Lenira Barbosa Zandomenico disse...

Olá suely!

Parabéns pelo trabalho maravilhoso e de qualidade. Estou aprendendo muito com voce. Suas iédias lá no grupo nos dão um bom alerta. Deixei umas dicas lá no grupo tentando esclarecer suas dúvidas, espero poder contribuir.

Bjkss,

Lenira

Marli Fiorentin disse...

OI SUELY!
Se você diz que eu que inspirei você a blogar, imagina só o meu orgulho de ter uma seguidora de tamanha competência. Você está arrasando.Parabéns! Não achei o link que você me indicou lá na Blogosfera sobre as mudanças na língua portuguesa. BJS!

Patrícia disse...

Oi Suely, passei pra desejar um ótimo 2009 pra ti e mais uma vez te parabenizar pelo maravilhoso trabalho que estás fazendo! Beijos!

Maria disse...

Parabéns Suely!!!
Seu Blog está ótimo e os assuntos excelentes.

Gostei de vc ter encerrado o ano com Paulo Freire e iniciado com ele tb. Grande mestre!!! Sou apaixonada por ele. Envie para mim o que tiver sobre ele. Agradeço-lhe imensamente.
Bjs,
Maria do Carmo

#ProfVanessaNogueira disse...

Olá!!!

Lá no Ciberespaço tem um Selinho para vc!!!

Beijos



VanessadosSantosNogueira
Ciberespaço na Escola

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Suely,
Passei para conhecer seu espaço (que adorei)e desejar um 2009 cheio de realizações e conquistas. Ah, e bastante blogagem, kkk
Bjs

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi, Suely

Estou conhecendo seu blog e gostando muito de ver seu pique. Que 2009 seja um ano de muitas descobertas e novas conquistas.Espero que possamos trocar muitas ideias durante este ano e
trabalhar em conjunto com nossos alunos.

Um grande beijo
Gladis

teacher vera disse...

Oi, suely! Passei pra agradecer tua visita e as palavras carinhosas.Como vc, tb estou iniciando minha carreira bloguistica, na esperança de encontrar uma motivação a mais para meus alunos em 2009! Como vc já sentiu com teu próprio filho, os jovens querem falar inglês, mas motivá-los a estudar é uma loucura! Eles são imediatistas e acham que vão sair falando logo após o primeiro mês! kkkkkkk E se o professor for chato e ficar no " the book is on the table"...daí é que a coisa degringola de vez! Sempre motivei meus alunos com música e acho que dá um bom resultado....músicas atuais, músicas antigas, pra tudo eu vou contando uma história e situando as músicas no contexto histórico-social. A aula acaba rendendo.Tente isso com teu filho.Qto ao site do yappr, eles têm uns videozinhos legais, tb motivam!
Teu blog está lindo e bem interessante! Parabéns!
Abraços paulistas!

Fátima Franco disse...

Oi, suely:
vim conhecer seu blog, agrdecer a visita e suas palavras carinhosas.
Muito obrigada por juntar-se a nós e parabéns pelo blog.
bjs

Lilian disse...

Oi Suely,
legal ver postagens sobre o Paulo Freire! Deixo aqui o link para um texto que escrevi em 2005, pode te interessar:
http://www.cidade.usp.br/redemoinhos/?2005-09/analise2
abço e gde 2009!
Lilian

Anônimo disse...

Que blog magnífico!
Adorei esta postagem. Paulo Freire é sempre uma lição de vida. Para as suas lições não há tempo, nem espaço. Elas são atemporais e nos remetem a todos os espaços em que se faz e se fala sobre educação, ou seja, à vida.
Sucesso!