25 de setembro de 2009

Alun@s e professora: tecendo uma baita rede!

mundo_medium 
… pelo menos, tentando…
 
Tenho estado pouco por aqui: “tempo, tempo, tempo…”
 
Em compensação, me ocupo em  outras paragens, bastante instigantes… desafiadoras… espaços em construção com @s alun@s!!!
 
Ao criar o Ufa! me propus:
Este espaço é uma primeira trama...
Nele vou ensaiar - descobrir as linguagens dos blogs - para depois estrear.
Quer dizer, me sinto (re)estreando na blogosfera:
O Espichando está no ar desde o início do ano… meio empacado por causa de problemas técnicos: o laboratório de informática da escola só deu sinal de vida no segundo semestre.
 
Além disso, há a  velha questão: a gurizada domina especialmente duas interfaces (chique! aprendi lendo um texto de Marco Silva na disciplina Mídias na Educação, do Curso de especialização Tecnologias na Educação!): MSN e Orkut…  A linguagem dos blogs está sendo  desenvolvida…
 
Também a autoria dá medo: muit@s precisam ser conquistad@s para dizer, para se adonar da palavra… tão acostumados estão em escrever, apenas,  para @ professor(a) ler… para ser corrigido… receosos de errar
 
O Blog da Etapa 2 está nascendo de uma tentativa de unir a reflexão sobre  os usos da  língua portuguesa e os usos das tecnologias na educação… um movimento interessante… (Aqui dá para acessar  o projeto Aprendendo língua portuguesa em rede!)
 
No Ning, criamos O Normal tá na rede! A nossa interação se fortaleceu…  estamos muito entusiamad@s… e, o melhor, muit@s professores(as) estão aderindo…
Como dá para ver,  nossos diálogos estão se ampliando…
 
Gostaria muito de contar com @s parceir@s do Ufa! nessas redes/rodas de conversas…

6 comentários:

Tati Martins disse...

Tenho sentido a sua falta! Não suma!!! Vc é uma das professoras que, no ano que vem, vou querer entrevistar para minha pesquisa de Mestrado, hein?
Um beijinho!
Já estou acessando a rede!

Miriam disse...

Olá Suely! Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante para mim. Atualmente estou em licença prêmio e a última atividade que trabalhei no 3º ano do ensino médio foi a música e letra "O meu Guri". Os alunos gostaram muito da música, não conheciam a obra de Chico Buarque e quando pedi que transpusessem a letra do poema em narrativa, tiveram muita dificuldade.
Tenho a aula em outro blog. Se quiser verificar:
http://profmi.wordpress.com/
Utilizo este blog no laboratório de informática.
BJKS, felizes!!!!!

Eloí E. Bocheco disse...

Profa. Suely,é admirável a sua iniciativa de blogar e incluir instrumentos da tecnologia no trabalho com a educação. Seu blog é chamariz para a criação de outros espaços na mesma linha de interação.
Fui profa. no tempo do mimeógrafo a álcool. Se ainda lecionasse, com certeza, ia seguir seu exemplo e blogar muiiiiiito com meus alunos.
Super abraço
Eloí E. Bocheco

Marli disse...

Olá Suely!

Visitei a rede do Ning. Parabéns, a você seus alunos. Também criei uma, mas está ainda um pouco parada, devido a estarmos desenvolvendo o trabalho nos blogs. Acho que tenho de afunilar um pouco mais. Como vc~e diz, MSN e Orkut são os xodós e está difícil ganhar a parada. Quem sabe usando o Ning e formando redes com outras escolas seja mais fácil o envolvimento.Sucesso! BJ!

Profe Suely disse...

Oi, Eloí!

Que alegria tuas palavras!

Eu também sou do tempo do mimeógrafo... heheheheh... uma vez, juntos com os alunos, fiz até um livrinho de poemas, no mimeógrafo!

O que mais me encanta nos blogs é a possibilidade de usá-los como suporte textual e a interação efetiva entre leitor e "escritor"!!!

Aparece!

Abraços!

Profe Suely disse...

Oi, Marli!

Estou trabalhando no modo aprender fazendo!

Está bem interessante!!!

Acho que a rede é mais acessível para a gurizada do que o blog...

Nela, há espaços semelhantes aos do orkut e msn - fotos, vídeos, recados, bate-papo - que eles já dominam... os outros recursos - especialmente o fórum e o blog - eu vou introduzindo aos poucos...

Estou entusiamada...

Tua ideia de criar uma rede entre escolas é show! Tô dentro!

Beijos!