25 de setembro de 2009

Alun@s e professora: tecendo uma baita rede!

mundo_medium 
… pelo menos, tentando…
 
Tenho estado pouco por aqui: “tempo, tempo, tempo…”
 
Em compensação, me ocupo em  outras paragens, bastante instigantes… desafiadoras… espaços em construção com @s alun@s!!!
 
Ao criar o Ufa! me propus:
Este espaço é uma primeira trama...
Nele vou ensaiar - descobrir as linguagens dos blogs - para depois estrear.
Quer dizer, me sinto (re)estreando na blogosfera:
O Espichando está no ar desde o início do ano… meio empacado por causa de problemas técnicos: o laboratório de informática da escola só deu sinal de vida no segundo semestre.
 
Além disso, há a  velha questão: a gurizada domina especialmente duas interfaces (chique! aprendi lendo um texto de Marco Silva na disciplina Mídias na Educação, do Curso de especialização Tecnologias na Educação!): MSN e Orkut…  A linguagem dos blogs está sendo  desenvolvida…
 
Também a autoria dá medo: muit@s precisam ser conquistad@s para dizer, para se adonar da palavra… tão acostumados estão em escrever, apenas,  para @ professor(a) ler… para ser corrigido… receosos de errar
 
O Blog da Etapa 2 está nascendo de uma tentativa de unir a reflexão sobre  os usos da  língua portuguesa e os usos das tecnologias na educação… um movimento interessante… (Aqui dá para acessar  o projeto Aprendendo língua portuguesa em rede!)
 
No Ning, criamos O Normal tá na rede! A nossa interação se fortaleceu…  estamos muito entusiamad@s… e, o melhor, muit@s professores(as) estão aderindo…
Como dá para ver,  nossos diálogos estão se ampliando…
 
Gostaria muito de contar com @s parceir@s do Ufa! nessas redes/rodas de conversas…

6 comentários:

Tati Martins disse...

Tenho sentido a sua falta! Não suma!!! Vc é uma das professoras que, no ano que vem, vou querer entrevistar para minha pesquisa de Mestrado, hein?
Um beijinho!
Já estou acessando a rede!

Miriam disse...

Olá Suely! Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante para mim. Atualmente estou em licença prêmio e a última atividade que trabalhei no 3º ano do ensino médio foi a música e letra "O meu Guri". Os alunos gostaram muito da música, não conheciam a obra de Chico Buarque e quando pedi que transpusessem a letra do poema em narrativa, tiveram muita dificuldade.
Tenho a aula em outro blog. Se quiser verificar:
http://profmi.wordpress.com/
Utilizo este blog no laboratório de informática.
BJKS, felizes!!!!!

Eloí E. Bocheco disse...

Profa. Suely,é admirável a sua iniciativa de blogar e incluir instrumentos da tecnologia no trabalho com a educação. Seu blog é chamariz para a criação de outros espaços na mesma linha de interação.
Fui profa. no tempo do mimeógrafo a álcool. Se ainda lecionasse, com certeza, ia seguir seu exemplo e blogar muiiiiiito com meus alunos.
Super abraço
Eloí E. Bocheco

Marli Fiorentin disse...

Olá Suely!

Visitei a rede do Ning. Parabéns, a você seus alunos. Também criei uma, mas está ainda um pouco parada, devido a estarmos desenvolvendo o trabalho nos blogs. Acho que tenho de afunilar um pouco mais. Como vc~e diz, MSN e Orkut são os xodós e está difícil ganhar a parada. Quem sabe usando o Ning e formando redes com outras escolas seja mais fácil o envolvimento.Sucesso! BJ!

Unknown disse...

Oi, Eloí!

Que alegria tuas palavras!

Eu também sou do tempo do mimeógrafo... heheheheh... uma vez, juntos com os alunos, fiz até um livrinho de poemas, no mimeógrafo!

O que mais me encanta nos blogs é a possibilidade de usá-los como suporte textual e a interação efetiva entre leitor e "escritor"!!!

Aparece!

Abraços!

Unknown disse...

Oi, Marli!

Estou trabalhando no modo aprender fazendo!

Está bem interessante!!!

Acho que a rede é mais acessível para a gurizada do que o blog...

Nela, há espaços semelhantes aos do orkut e msn - fotos, vídeos, recados, bate-papo - que eles já dominam... os outros recursos - especialmente o fórum e o blog - eu vou introduzindo aos poucos...

Estou entusiamada...

Tua ideia de criar uma rede entre escolas é show! Tô dentro!

Beijos!