19 de fevereiro de 2010

Há formação continuada?

TREINAMENTO PARA PROFESSORES

Retornando, aos poucos…

As aulas no Curso de Especialização Tecnologias em Educação (PUC – Rio/MEC) reiniciaram em 03/02: debates, reflexões…

Estão em andamento duas oficinas “Recursos e Pesquisa na Web” e “O professor e a prática pedagógica com integração das mídias”.

Especialmente a segunda tem me provocado, pois toca numa das grandes vulnerabilidades da educação no Brasil: a formação continuada dos professores!

Pergunto: a formação acadêmica, nos cursos de licenciatura, tem possibilitado o uso das mídias na perspectiva da autoria, do trabalho colaborativo? Ou, ainda, as aulas nos cursos de graduação são instrucionistas¹?

O que isso tem a ver?  Penso que construímos nossos modelos de aula estudando as teorias do conhecimento, é claro, mas, e principalmente, observando nossos mestres!

Sim, podemos nos transformar, estamos aprendendo sempre, mas tudo fica mais difícil, se a faculdade não investe em comportamentos inovadores!

Os alunos terminam a graduação - professores, coordenadores, gestores - com o modelo tradicional de aula internalizado…

Ah, mas tem a formação continuada, permanente… A partir dela, aos poucos, dá para rever as práticas e transformá-las, a fim de buscar a construção do conhecimento…

E aí mais um problema: não há espaço/tempo para formação continuada!

Parece que os sistemas públicos de educação entendem o adjetivo *continuada* como um ou dois encontros durante o ano letivo para decidir sobre festividades na escola! Pelo menos, é isso que vivencio…

Acho importantes os cursos fomentados pelo MEC, por exemplo. Percebo, porém, um  limite: em geral,  formam professores para multiplicar nas escolas. Mas, onde estão os espaços/tempos para essa  multiplicação???

Penso que a formação continuada  deveria ser garantida nas escolas, com os gestores, a coordenação a supervisão, os professores refletindo sobre as práticas, partilhando boas ações…

Enquanto isso, na vida real, cada professor dá sua aula e ninguém tem nada com isso. Não há troca, não há projeto…

Como inserir o uso das mídias num contexto assim? Se sabemos da necessidade de um ambiente de aprendizagem que implica

um processo de investigação, representação, reflexão, descoberta e construção do conhecimento, no qual as mídias a utilizar são selecionadas segundo os objetivos da atividade. (…) caso o professor não conheça as características, potencialidades e limitações das tecnologias e mídias, ele poderá desperdiçar a oportunidade de favorecer um desenvolvimento mais poderoso do aluno.

(…)

Para que o professor possa desenvolver tais competências é preciso que ele esteja engajado em programas de formação, participando de comunidades de aprendizagem e de produção de conhecimento.²

Um dos papéis fundamentais dos gestores é  garantir esses ambientes de aprendizagem!

----------------------------------------------------------------------------------

1. Expressão usada pelo professor Pedro Demo, no texto “Dissecando a aula”; disponível aqui!

2. Trecho do texto “Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimento, tecnologias e mídias”, de Maria Elisabette Prado; disponível aqui!

----------------------------------------------------------------------------------

  • Na Revista Nova Escola, de outubro de 2008, há um bom material sobre formação de professores, em que destaco a reportagem “Não basta só tapar buracos”; disponível aqui!
  • No site Salto para o Futuro, há uma entrevista muito interessante com Vani Kenski, professora doutora da Faculdade de Educação da USP e diretora da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) - “Tecnologias digitais na educação”; disponível aqui!

Um comentário:

Elaine dos Santos disse...

Oi, Suely! espero que estejas bem e que as férias tenham sido revitalizadoras. Por aqui, muita leitura, muita produção escrita, afinal sou bolsista de um programa de pós-graduação, tenho que ter produtividade. De resto, ainda indignada com o descaso da queda da ponte sobre o rio Jacuí e a falta de alternativas. Este ano será um ano diferente, depois de 20 anos não estarei na escola para receber os alunos, não se se sinto falta, mas foi uma opção: escolhi cuidar do pai e estudar, né?!
Desejo-lhe um bom retorno às aulas, como sempre com muito sucesso. abçs :)