4 de julho de 2010

Televisão: "o perigo de uma só história"

 
(Da disciplina Mídia, cultura e sociedade, do Curso de Especialização Tecnologias em Educação - CCEAD - PUC-Rio)

     O trabalho final da disciplina Mídia, cultura e sociedade  envolvia a escolha de um programa de televisão para a análise.
 
     Problema à vista: cada vez assisto menos aos programas de tv!

     Então, fiz uma breve pesquisa com @s alun@s: deu Malhação ID na cabeça!

     Não havia opção: vi alguns capítulos...

    O texto que segue faz parte da conclusão. Quem quiser saber mais é só clicar aqui!

A educação está no centro das atenções dos lares brasileiros. E onde ela está na escola? (Catarina Chagas, Revista TV Escola)
     Que a televisão está em todos os lares é indiscutível. Que a maior parte da população tem acesso aos canais abertos é inegável. Que as crianças chegam à escola com uma história de telespectadoras é fato.

     Como nos diz Eugênio Bucci, em “De olho na televisão: a deseducação educativa”:

(..) a televisão praticamente monopoliza a apresentação da criança para o mundo (do consumo) e vice-versa. Ela  inicia o público infantil na socialização.

     Como essa mídia

(...) desempenha papel fundamental no processo de construção de identidade dos adolescentes e na formação de uma cultura que é assimilada por eles (Camila Menegaz),
penso que uma das atribuições da escola é fomentar junto aos alunos a criticidade sobre esse veículo, a fim de construir novos olhares sobre os produtos veiculados por ele.

     Ou seja, a televisão deve estar nas salas de aula, sim, como mais um texto para ser lido por todos, a fim de que se explicitem suas gramáticas e suas  influências sobre os telespectadores.

     Finalizo, trazendo a fala da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, divulgada em uma palestra (vídeo imperdível, indicado pelo Sérgio Lima, no Buzz!):  a necessidade e a urgência de termos contato com várias histórias. Uma história, única, pode causar sérios danos à identidade de um povo.

Histórias importam. Muitas histórias importam. Histórias têm sido usadas para expropriar e tornar maligno. Mas histórias podem também ser usadas para capacitar e humanizar. Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias podem reparar essa dignidade perdida.
      Ampliando essa idéia, para aproximá-la  da mídia em estudo neste texto, penso que um dos problemas da televisão é que ela conta apenas uma história. Principalmente pela escassez de opções entre os canais abertos. Neste recanto do Brasil em que vivo, há, apenas,  três opções: Rede Globo, SBT e Rede TV!
 
     Portanto, a escola deve problematizar o monopólio dessa voz, trazendo outras histórias para os alunos.

     Mais uma vez a fala de  Chimamanda Ngozi Adichie:

 Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história, sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso.

4 comentários:

Patrícia disse...

Suely!

Estou muito feliz, já posso me considerar professora de Língua Espanhola!
Não vou desaparecer não, em breve volto, por enquanto, estou estudando para a prova da Especialização em Literatura, que será dia 29/07.
Já tenho até um outro cantinho, que será literário e logo estarei usando, fazendo a Especialização, espero!!

http://caleidoscopicamente-faiscante.blogspot.com/

Abração!

Nelza Jaqueline disse...

Excelente post professora Suely! Contar uma ÚNICA história, IMPOR o SEU ponto de vista, para os que apenas tem aceso à TV, esse ponto de vista vira ÚNICA VERDADE, essa também é a minha crítica em relação à TV.

Estou retribuindo a visita e agradecendo também pelo comentário deixado em meu blogue.

Grande beijo,
Jaque
http://nelzajaque.blosgspot.com

Nelza Jaqueline disse...

no comentário anterior, onde está escrito aceso deveria estar escrito acesso, perdão pelo erro de digitação!

MIkhail Keiji disse...

BEATRIZ MACENA DE LIMA

De acordo com o diz respeito em desaducar, está ligado ao que foge de tudo que é ético, que segue uma regra e um padão de cultura... Mais, nesse caso desaducar pode sim vim a educar a uma pessoa... como por exemplo, a internet, a televisão e etc., são meios que de uma forma ou de outra acaba educando, por está inserida em um padrão de novas tecnologias, a qual é de fundamental importância para todos... Pois no mundo da globalização, ninguém pode ficar sem o conhecimento dessas tecnologia.

BEATRIZ MACENA DE LIMA
2º Périodo de História!