9 de novembro de 2011

Por onde anda a comunidade online do Curso Normal


      O TCC que apresentei, no final de 2010, para receber o título de especialista em Tecnologias em Educação (PUC-Rio/MEC), partiu da questão:
Como ampliar a presença online de futuros professores (alunos do Curso Normal em nível médio), usando interfaces que possibilitem a construção do conhecimento de forma colaborativa, a reflexão sobre a prática, a qualificação da pesquisa, a busca pela autoria, com autonomia, criatividade e criticidade?
     Respondendo a essa pergunta, elaborei um Projeto de Ação pedagógica com o objetivo de construir
comunidades virtuais de professores em formação inicial, a fim de qualificar a fluência tecnológica, desencadeando um processo de apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), a partir do engajamento e da participação nessas redes e diminuindo, assim, o risco do abandono das mesmas, depois de concluído o curso. 
     As ações para concretizar esse objetivo envolvem
 a formação da rede online em torno de blogs, lista de discussão e wikis, interfaces da web 2.0 que propiciam a colaboração.
     Projeto pronto, é a vez de realizá-lo!

   

     Desde 2009, uso o Espichando a conversa com os alunos do curso normal. 

     Nesse tempo, temos  buscado alternativas para que se efetive a interação online. 

     Nem sempre as coisas saem como desejamos. Construção permanente

     Concomitantemente, criamos O Normal tá na rede!, no Ning. A adesão foi imediata; ali, conversávamos no bate-papo, trocávamos ideias nos fóruns, compartilhávamos fotos e vídeos, publicávamos nos blogs... uma beleza! Que sumiu desde que deixou de ser gratuita! :(

   Ficou a necessidade de um lugar de referência, que nos oferecesse a agilidade de um chat, em que pudéssemos  trocar de ideias sobre um tema da aula, uma dica, uma dúvida...

    Como os alunos, em geral,  não costumam abrir email, desisti da criação de uma lista de discussão no Yahoo ou no Google Grupos (minha intenção inicial).

     Então, considerando que a maioria aderiu ao Facebook, e passa por lá sempre que possível, criamos o Grupo Curso Normal.

    Por enquanto é um grupo fechado, queremos manter nosso foco no debate sobre educação, sobre as coisas que  envolvem o curso normal e as práticas na educação infantil e nos anos iniciais. Experimentamos!
   
      Usamos o bate-papo coletivo, especialmente, à noite. Criamos documentos para guardar as dicas do grupo e facilitar o acesso posterior. E, até, temos, em construção, um projeto coletivo para a educação infantil, nos moldes que o curso normal do Elisa exige nas práticas.


     Felizes, recebemos alguns colegas de diferentes lugares do país, enriquecendo nossas aprendizagens.

    Um dos limites é a ausência dos professores do curso normal do Elisa... seria tão legal se mais colegas passassem por lá para trocar ideias com os alunos...





Nenhum comentário: