16 de novembro de 2013

Encontro de estudos - parte 9

Texto 13:

Eixos de aprendizagem em língua portuguesa: planejamento

Trecho do Caderno de Formação do PNAIC - "A organização do planejamento e da rotina no ciclo da alfabetização na perspectiva do letramento"

Eixo da oralidade
(...) em relação ao eixo da oralidade, não é certo afirmar que a fala é informal e a escrita formal. Ambas têm graus de formalidade variáveis de acordo com as situações comunicativas, pois os usos da língua são situados, sociais e históricos, e possuem certo grau de implícito e envolvimento. Portanto, a fala e a escrita são atividades discursivas e essa relação entre fala e escrita se dá em forma de um contínuo, sendo as duas ações planejadas.
 (...)
Em relação à oralidade, pode-se dividir as atividades em quatro categorias: valorização dos textos de tradição oral (atividades com parlendas, adivinhas, recontos, cantorias etc.); oralização do texto escrito (leitura de texto, recitação, apresentação teatral); relações entre fala e escrita (reflexões sobre a variação linguística e interseção entre fala e escrita em diferentes espaços sociais); produção e compreensão de gêneros orais (seminário, júri simulado, exposição oral, entrevista, dramatização, teatro, entrevistas orais, debates, conversa, recado).

*** *** *** *** ***
Textos relacionados:

Encontro de estudos - parte 1
Encontro de estudos - parte 2
Encontro de estudos - parte 3
Encontro de estudos - parte 4
Encontro de estudos - parte 5
Encontro de estudos - parte 6
Encontro de estudos - parte 7
Encontro de estudos - parte 8
Encontro de estudos - parte 10
Encontro de estudos - parte 12
Encontro de estudos - parte 13

Nenhum comentário: